top of page

Foton Tunland: preços, versões e equipamentos

  • Roberto Demétrio
  • 18 de jun.
  • 3 min de leitura

Marca chinesa lança primeira picape híbrida a diesel no Brasil em duas versões; confira



Foton Tunland V9 — Foto: Divulgação/Foton
Foton Tunland V9 — Foto: Divulgação/Foton

A chinesa Foton acaba de lançar sua nova picape média no Brasil, a Tunland. O modelo chega para ser a primeira caminhonete com motorização híbrida leve a diesel no país, brigando diretamente com a BYD Shark. Para isso, estreia em duas versões, chamadas de V7 e V9, com preços ofensivos: R$ 279.990 e R$ 299.990, respectivamente.


Com a Tunland, a Foton inaugura no segmento de picapes médias, que é bastante concorrido com a presença de rivais de peso como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Portanto, além do preço, a empresa chinesa, conhecida por seus caminhões e comerciais leves, também anuncia uma extensa garantia de 10 anos. Importante lembrar que a marca já até falou sobre uma fábrica nacional.


Foton Tunland tem uma tonelada de capacidade de carga — Foto: Divulgação/Foton
Foton Tunland tem uma tonelada de capacidade de carga — Foto: Divulgação/Foton

Como é a Foton Tunland?


Independente da versão, a Tunland é equipada com um motor 2.0 turbodiesel que, atrelado a uma bateria de 48V, é capaz de entregar 175 cv de potência máxima e 45,9 kgfm de torque. Portanto, trata-se de um híbrido leve (MHEV). Além disso, a picape é equipada como câmbio automático da ZF de oito marchas e sistema de tração 4x4. Além disso, são seis modos de condução: econômico, standard, esporte, lama, neve e areia.


Embora compartilhem a mesma base mecânica, as versões têm características distintas. A Tunland V7, por exemplo, tem uma proposta mais voltada ao trabalho. Dessa forma, usa suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas. Já a Tuland V9 aposta em uma configuração mais voltada ao conforto, com suspensão traseira do tipo McPherson, reforçando o apelo de uso urbano.

Os números de eficiência energética do Inmetro ainda não foram divulgados, mas os dados publicados pela Foton na China revelam autonomia estimada de até 960 km, com consumo médio na casa dos 12,5 km/l.


Foton Tunland é equipada com uma central grande de 14,6 polegadas — Foto: Divulgação/Foton
Foton Tunland é equipada com uma central grande de 14,6 polegadas — Foto: Divulgação/Foton

Quanto às dimensões, tanto a V7 quanto a V9 apresentam 5,61 metros de comprimento e 3,35 m de entre-eixos, diferenciando-se apenas na largura e altura. Nesse quesito, a V9 é ligeiramente mais robusta: com 2,09 metros de largura e 1,95 metro de altura, ante os 2 m de largura e 1,91 m de altura da V7. Em ambas, a capacidade de carga chega a uma tonelada. Ao todo, são seis opções de cor.


Equipamentos da Foton Tunland


Foton V7 tem proposta mais voltada para o off-road — Foto: Divulgação
Foton V7 tem proposta mais voltada para o off-road — Foto: Divulgação

No interior, as duas versões da Foton Tunland são equipadas com central multimídia de 14,6", bem como painel de instrumentos de 12,3". Entretanto, a V9 traz mais opções de recursos como, por exemplo, o teto solar panorâmico e um pacote de assistência ao motorista (ADAS) mais completo com frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. Confira:


  • Tunland V7: seis airbags, faróis Full LED e de neblina, estribo, degrau com acesso à caçamba, ajuste elétrico da altura dos faróis, lanternas traseiras de LED, rodas de liga leve de 18", retrovisor com ajuste elétrico, ajuste elétrico do banco do motorista com 8 posições, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento, volante com ajuste de altura e profundidade, chave com sensor de presença, carregador por indução, Start & Stop, entradas USB, controle automático em descidas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático, câmera 360° e pacote ADAS com alerta de permanência em faixa e alerta de ponto cego.

  • Tunland V9: adiciona sistema de reconhecimento de placas de velocidade, banco do motorista com memória de posição (3 gravações), bancos dianteiros com resfriamento, vidros elétricos com sistema one touch, teto solar panorâmico, retrovisores com memoria de posição, bagageiro de teto e pacote ADAS mais completo com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de centralização de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.



Fonte:

Por Jady Peroni

16/06/2025 12h31 Atualizado em 17/06/25

https://autoesporte.globo.com/carros/lancamentos-de-carros/noticia/2025/06/foton-tunland-precos-versoes-equipamentos.ghtml

Atuamos no segmento de caminhões leves e pesados há mais de 20 anos.

Sempre comprometidos com a qualidade e excelência no atendimento dos clientes Foton.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
Contato

Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4229

Pq. Res. Aquarius.

São José dos Campos, SP

Motores Cummins

Desenvolvimento: www.jump4u.com.br

bottom of page